Como Ajudar

1) Serviço de voluntariado do Centro Social de Sandim
O Serviço de Voluntariado do Centro Social de Sandim, ocorre dentro de um programa que incentiva Jovens, Pais e Avós a participarem ativamente na nossa Instituição, através do ParticiPAIS

As atividades desenvolvidas no âmbito do voluntariado procuram responder às necessidades e especificidade de cada resposta social, mas também procuram ir ao do desejo dos voluntários de conhecerem e explorarem o mundo infantil.

Na Creche e Jardim de Infância uma das tarefas de base do voluntariado é o apoio às crianças que frequentam este equipamento.
Outra atividade também desenvolvida por este grupo de voluntariado é a seleção e a organização de roupas doadas que, depois de devidamente tratadas, se destinam a satisfazer necessidades das famílias mais carenciadas e referenciadas da nossa instituição/ freguesia.
O apoio do voluntariado poderá incidir no acompanhamento das crianças às aulas de natação e nas saídas programadas ao exterior, assim como visitas de estudo e na época balnear.
 O Centro Social de Sandim está recetivo à integração de novos candidatos que se sintam com motivação para o exercício do voluntariado nos equipamentos sociais. Para efeitos de inscrição no Serviço de Voluntariado, os interessados podem candidatar-se no Formulário de Candidatura.
Os interessados podem candidatar-se no Formulário de Candidatura.


Formulário de Candidatura AQUI.

 

2) Consignação de 0,5% do IRS
Sabia que pode doar 0,5% do seu IRS a nossa Instituição?
Basta preencher o anexo H da sua declaração de IRS, indicando no quadro 9 a opção “instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública” com o contribuinte 501 536 140, colocando uma cruz na caixa “IRS”. Assim, e sem qualquer encargo para si, estará a contribuir para uma melhoria dos serviços que prestamos.

Poderá também por apoiar adicionalmente a nossa instituição, colocando uma cruz na caixa “IVA”. Desta forma, o benefício fiscal do programa e-fatura a que teria direito no seu IRS passará a beneficiar a nossa instituição.

 

3) Donativos
Donativos ao abrigo da Lei do Mecenato
Este gesto é muito importante para o cumprimento da nossa missão.

Empresas:
São considerados custos ou perdas do exercício os donativos até ao limite de 8 ‰ do volume de vendas e/ou prestação de serviços no exercício, podendo aquele custo ser considerado em valor correspondente a 140 % do donativo.
(Artigo 62.º Dedução para efeitos da determinação do lucro tributável das empresas

 http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf62.htm )

Donativos por transferência bancária:
Para apoiar o CSSandim pode fazer-nos chegar o seu donativo por Transferência bancária para o NIB : PT50 0036 0151 99100000067 85

Donativos via tribunal:
Num processo-crime e como alternativa ao tratamento processual da pequena criminalidade (atento o carácter diminuto da culpa do arguido), pode o Ministério Público, verificados determinados pressupostos legais, mediante a concordância do juiz do processo e do próprio arguido, suspender o processo e impor ao visado determinadas injunções e regras de conduta, conforme previsto no artigo 281º do Código de Processo Penal.
Entre as injunções previstas na lei encontramos a de “Entregar ao Estado ou a instituições privadas de solidariedade social certa quantia”.
Dessa forma, ao encontrar-se numa situação destas, poderá ajudar o CSSandim propondo ao tribunal que, como forma de cumprimento da injunção imposta, a entrega da quantia que lhe for determinada seja um donativo a favor da nossa Instituição.

Importante: Caso faça o seu donativo através de transferência bancária agradecemos o envio de comprovativo e indicação do nº contribuinte por correio ou por e-mail para cs.sandim.infantario@gmail.com, após o qual enviaremos o respetivo recibo, dedutível fiscalmente ao abrigo da Lei do Mecenato.